sábado, 10 de dezembro de 2011

II Assembléia de Pastoral Paroquial

II ASSEMBLÉIA DE PASTORAL PAROQUIAL

Venha fazer parte de nossa Assembléia de Pastoral Paroquial, a realizar-se no próximo domingo, dia 11/dezembro, às 8;00h, no Colégio São José da Boa Esperança.

No intuito de elevar cada vez mais a fé cristã em nosso meio e desenvolver o Plano da Evangelização para a construção de um mundo melhor, através da partilha, e, alimentados pela esperança e solidariedade, gostaria de contar com a sua participação como membro, nos grupos de nossa Igreja.

Necessitamos transformar a paróquia, cada vez mais, em comunidade de comunidades, levando em consideração a diversidade de experiências, estilos e linguagens que possam encarnar o Evangelho na paróquia, e, sabendo que você dispõe de capacidade para tal, portanto, pense e participe, Deus quer muito mais de cada um, além da participação nas Eucaristias.




“Paróquia, comunidade de comunidades, chamada a ser casa e escola de comunhão”.

1) Nossa Assembléia - "Para que todos sejam um" (Jo 17,21)

      A Assembléia Paroquial é um momento forte e de muita importância para a caminhada Paroquial. Sua missão é celebrar os frutos da Ação Evangelizadora na Paróquia, bem como avaliar a caminhada feita e lançar luzes para o futuro.

Planejar as principais atividades da Paróquia a partir de uma avaliação séria da caminhada.

Neste material propomos como avaliação um diagnóstico pastoral.

     Uma Assembléia Paroquial é o lugar mais indicado para ouvirmos os gritos de nossas lideranças, traduzi-Ios em necessidades para serem concretizados em ações concretas. Estas, tem como meta a formação e dinamização de nossa Igreja enquanto rede de comunidades missionárias.

Quem participa?

        O pároco é quem estabelece os critérios de participação. O mais comum é a participação de dois ou três membros de cada comunidade, pastoral, ministério, movimento e grupo de serviço. É indispensável que todas as forças vivas da Paróquia estejam presentes nas discussões e encaminhamentos, a fim de que aconteça a comunhão de todos para o bom êxito da ação evangelizadora.

             É bom que cada participante reflita com seus grupos quais foram os pontos positivos e negativos na ação pastoral e evangelizadora da Paróquia.

             Lembramos que esta é uma sugestão para a condução dos trabalhos. Cada um tem total liberdade para fazer eventuais e criativas adaptações.

2) Preparação Prévia - Comunidades missionárias em reflexão
Tendo em vista as diversas atividades que acontecem no fim do ano, a Assembléia Paroquial poderá acontecer em dois ou três momentos ao longo da mesma semana, no nosso caso escolhemos um único dia.

Para que possa viver bem este momento, a comunidade é convocada a refletir sobre estas questões:
1) Quais foram as alegrias vividas na comunidade em 2011?
2) Quais são as maiores dificuldades sentidas pela comunidade?
3) A comunidade sente mais necessidade de formação, em que aspecto?
4) No que se refere às celebrações da Eucaristia e da Palavra, como tem sido a
participação?
5) A comunidade se reúne além dos momentos da celebração eucarística?
6) Existem grupos de reflexão na comunidade? Quantos?
8) Como a comunidade vê, hoje, o conjunto da Paróquia?
9) Quais são as sugestões da comunidade para melhorar a caminhada da
Paróquia em seu conjunto?

Não se esqueça: Hoje em dia, as paróquias precisam de ser pólos missionários enquanto centros de vivência comunitária e de irradiação do Evangelho!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011