quarta-feira, 23 de maio de 2012

Algumas fotos da Vigilia

Realizado no ultimo sábado dia 19 de maio, o nosso dia de Jejum, oração e vigilia na intenção do IV Encontrão de Pentecostes, tendo a participação e adesão de muitos paroquianos. Terminamos esse dia de tanta graça, com uma vigilia de adoração ao Santíssimo Sacramento. Postamos algumas fotos da Vigilia.
























sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia de Jejum, Oração e Vigília na intençao do IV Encontrão de Pentecostes.

“... Jejuou Davi e, ... passou a noite prostrado...”                   (2Sm 12,16
).

O que é o Jejum?
Assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa.

Esse modo de jejuar vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja.

O básico desse tipo de jejum é que você tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição - almoçar ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua saúde e de seu trabalho. A outra refeição, a que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades. Dessa maneira, você vai escolher o almoço para fazer a refeição completa, as 5 horas faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome.

O conceito de jejum não exige que você passe fome. Em suas aparições em Medjurgorje, a própria Nossa Senhora o repetiu várias vezes. Jejuar é refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer.

O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, e é você não comer nada além dessas três refeições. O que interessa é cortar de vez o hábito de "beliscar", de abrir a geladeira várias vezes ao dia para comer "uma coisinha". Evitar completamente, nesse dia, as balas, os doces, os chocolates e os biscoitos. Deixar de lado os refrigerantes, as bebidas e os cafezinhos.

Para quem é disciplinado - e muitos de nós o somos -, isso é um jejum, e dos "bravos"! Nesse tipo de jejum, não se passa fome. Mas como "a gente" se disciplina; como refreia a gula, alcançamos a finalidade do jejum.

Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque água e remédios não quebram jejum. Se for necessário leite para tomar os remédios, o jejum não é quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso, disciplina mesmo talvez seja tomar os remédios e tomar corretamente.

É bom que você tome tranqüilamente seu café da manhã, como se faz todos os dias, e, a partir daí, inicie o jejum.

O jejum é uma riqueza que precisamos reconquistar. É uma forte expressão da comunidade que decidiu fazer uma conversão, começar uma vida nova.

Você provavelmente é uma das muitas pessoas que não conheciam o que acabei de apresentar e que por esse motivo não jejuava. Agora, com uma nova compreensão do jejum, comece a praticá-lo, pois isso seguramente trará benefícios a você e ao Corpo de Cristo, a Igreja.

- Instruções

O nosso jejum será na intenção do IV Encontrão de Pentecostes e vamos fazer acompanhado das orações que vem nessa instrução.

Recebemos uma fita com uma aliança, para nos lembrar do compromisso que assumimos com Deus e com toda a Igreja, devendo ser usado em nossos bolsos, como um sinal externo de neste dia estamos em oração e jejum.

A cada hora das orações os sinos da Igreja vão tocar e naquele momento devemos parar um instante e fazermos a oração prescrita para aquele horário, entrando em comunhão com os demais membros da Igreja.

Começaremos o nosso dia de jejum as 6 horas da manhã cantando o Ofício de Nossa Senhora, na Matriz.

As 5 horas da tarde, começaremos o nosso Jejum, conforme foi explicado, para que depois da missa da noite, comecemos a nossa Vigília de Oração e Adoração, terminando as 5 da manhã com a santa missa.

Deus abençoe o seu jejum!

- Orações

9h – “Ouve, Senhor, a minha oração, ESCUTA os meus clamores, não fiques insensível à minhas lágrimas. Diante de ti não sou mais que um viajor, um peregrino, como foram meus pais” (Salmo 38, 13). Faça esta oração a partir do mais fundo do seu coração e depois faça a de São Miguel Arcanjo.

Oração a São Miguel

†São Miguel Arcanjo†, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

†São Miguel Arcanjo†, rogai por nós, vinde logo para nos socorrer e esmagai os nossos inimigos! (3 vezes)

12h - “Se achei graça a teus olhos, ó rei, e se ao rei lhe parecer bem, concede‐me a vida, eis o meu pedido; SALVA MEU POVO, eis o meu desejo” (Ester 7, 1‐7). A intercessão de Ester é figura da contínua intercessão de Maria junto a Jesus. Torne‐se um intercessor como Ester: peça por todo o nosso povo e pela intenção do Encontrão de Pentecostes e depois reze a oração seguinte.

V/. Rainha do Céu, alegrai-vos, aleluia.
R/. Porque Aquele que merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia.

V/. Ressuscitou, como disse, aleluia.
R/. Rogai a Deus por nós, aleluia.

V/. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.
R/. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

Oremos. Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, Vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos os prazeres da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. Amém.

15h - “...porque me livraste da perdição, e SALVASTE‐ME DO PERIGO num tempo de iniquidade. Eis porque te glorificarei e cantarei teus louvores e bendirei o nome do Senhor” (Eclesiástico 51, 1‐17). Nem podemos imaginar de quantos perigos o Senhor nos livrou, não só daqueles que vêm de fora, mas, principalmente, daqueles que nascem dentro de nós. Tome posse dessa promessa. Depois faça a oração de São José.

Oração a São José

São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra; sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente.

Tua vida, feita de trabalho e de silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações; me ensina, acima de tudo, a esperar na obscuridade firme na fé; sete dores e sete alegrias resumem tua existência: foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão de tua dedicação sem limites.

Que teu exemplo me acompanhe em todos os momentos: florescer onde a vontade do Pai me colocou; saber esperar, entregar-me sem reservas, até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha própria tristeza e minha própria alegria.
Amém.

17h – Início do Jejum.

Oferecimento

Pai misericordioso que sondas todas as coisas e que vês o que está oculto, dedico este dia de oração e jejum para que eu possa entrar em comunhão profunda com teu amor e com tua Igreja, que hoje unida em oração pede pelo IV Encontrão de Pentecostes e também pelas minhas intenções. Inspira‐me com tua luz, defenda‐me com tua graça, santifica‐me com teu Espírito. Possam me valer o preciosíssimo sangue de Jesus, a intercessão da bem‐aventurada Virgem Maria e de São Miguel Arcanjo. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.


terça-feira, 15 de maio de 2012

IV Encontrão de Pentecostes


    Voce pode comprar sua camisa na Secretaria da Paróquia (81-3553-2132), ao preço de R$ 12,00.