Nesta quinta-feira, passada dia 7 de junho, a Igreja Católica no mundo inteiro celebrou uma importante solenidade que reveste o mistério central de sua fé: Corpus Christi. Neste dia, celebra-se o Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. Como tradição popular, muitos fiéis enfeitam as ruas com tapetes feitos à base de pó de serragem, com o objetivo de preparar o local para a procissão que traz o grande motivo da festa, Jesus Eucarístico.
Esta é uma solenidade que há séculos faz parte da vida dos cristãos católicos, nasceu de uma prática da devoção popular que tem início no final do século IX, mas já no século XI ao XIII está muito difundida em vários lugares da Europa. Depois, em 8 de setembro de 1264, o Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus, instituiu esta celebração para toda a Igreja.
Essa prática surgiu por causa da defesa da compreensão da teologia da presença real. “Contra as heresias do início do segundo milênio, essa festa vem reforçar a posição e a orientação da Igreja sobre a presença real de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento”.
Em nossa Paróquia, depois de muitos anos sem serem feitos, voltamos confeccionar os tapetes eucarísticos a 4 anos, quando vamos as ruas em procissão com o Santíssimo Sacramento.
Algumas fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário