segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Carta Pastoral de encerramento da Visita Pastoral

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo Metropolitano


CARTA PASTORAL

          Ao pastor Pe. Adriano Tenório Rodrigues e ovelhas do numeroso rebanho do Senhor, na Paróquia São José da Boa Esperança de Amaraji – PE

          Concluída a Visita Pastoral nesta Paróquia de São José, acontecida no período de 17 a 19 de junho de 2011, conforme determinam os cânones 396 a 398 do Código de Direito Canônico, gostaria, inicialmente, de saudar o Pároco, Pe. Adriano Tenório Rodrigues, e as autoridades que muito nos honraram com suas presenças: o Prefeito Municipal, Jânio Gouveia da Silva e sua esposa Glória Gouveia; a Vice-Prefeita, Bernadete Brito; a Dra. Silvia Maria de Oliveira, Juíza da Comarca de Amaraji; a Dra. Maria das Graças Pereira dos Santos, Defensora Pública; a Deputada Mary Gouveia; a Secretária de Educação, Professora Rosana Queiroz; o Secretário de Cultura, Valmir Pedro Soares; a Coordenadora do PROGRAPE, Denise Fontes; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Severino Rufino Lopes; o Vereador Marcelo dos Santos; o Pastor Mário Araújo (Igreja Libertos por Cristo), Presidente do Conselho de Pastores, Pastor Edvaldo Sabino (Igreja Batista Renovada) e Pastor João Batista (Igreja Batista). Saúdo, com entusiasmo, também, os leigos consagrados, as lideranças das pastorais, movimentos e associações das várias comunidades da paróquia e todo o querido povo de Deus. Sobre todos invoco as generosas bênçãos do Senhor.
            Nesta visita, contamos com a colaboração dos Vigários Gerais, Mons. Lino Rodrigues Duarte e Mons. José Albérico Bezerra de Almeida; também do Mons. Josivaldo José Bezerra (Vigário Episcopal do Cabo), Frei Paulo Amâncio de Freitas, OFMCap (Vigário Episcopal para a Vida Religiosa e Consagrada), Pe. Josenildo Tavares Ferreira, OMI (Coordenador Arquidiocesano de Pastoral), Diácono Mivacyr Meira Lima (Ecônomo da Arquidiocese) e Pe. Valdir Manoel dos Santos Filho, SCJ (Canonista). Das Comissões Arquidiocesanas de Pastorais: Frei Rinaldo Pereira dos Santos, OFMCap (Educação e Cultura), Prof. Gustavo do Passo Castro (Laicato), Pe. Francisco de Assis Mota de Sousa, MSF (Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz) e Pe. Gimesson Eduardo da Silva, SCJ (Juventude). Ainda, a Jornalista Renata Gabrielle (PASCOM) e Jucileide Santos (Secretária Executiva da Comissão Arquidiocesana de Pastoral).
            A visita transcorreu em clima de fraterno acolhimento e alegria, possibilitando ao Arcebispo e sua equipe, bem como aos paroquianos, clima de aproximação e conhecimento recíproco. Também a oportunidade de tomar consciência da realidade pastoral, com seus avanços e desafios. Foi especialmente gratificante a visita às comunidades rurais que fazem parte da paróquia, apesar do tempo chuvoso e estradas escorregadias. Dentre estas, causou-nos especial emoção a Comunidade Kairós, que trabalha a recuperação de jovens dependentes de drogas, usando a metodologia cristã da conversão e do compromisso com a fé. Foram, igualmente, gratificantes os encontros com as autoridades, educadores e estudantes, jovens, enfermos e feirantes. Recordo com carinho os momentos celebrativos, sobretudo a experiência de rezar com o povo a Liturgia das Horas e, em seguida, o café da manhã comunitário.
        No relatório da Visita Pastoral, que acompanha esta carta, está registrado cada um dos momentos vivenciados nos três dias de trabalho intenso, com os respectivos encaminhamentos. Solicito, ao caro irmão presbítero que está à frente da Paróquia São José, especial atenção para os referidos encaminhamentos, propostos com o objetivo de ajudar esta querida “porção do povo de Deus” a crescer no compromisso com uma fé concretizada na vida e o anúncio da Palavra, dentro de uma consciência missionária de autênticos “discípulos/as”, na unidade, fraternidade e “opção preferencial pelos pobres”.
        Agradeço, de maneira especial, ao Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) que, juntamente com o Pe. Adriano Tenório e representantes da Cúria Arquidiocesana prepararam com tanto carinho esses dias de missão. Reforço a necessidade da urgente criação do Conselho Administrativo Paroquial (CAP), que terá a missão específica de administrar, em plena comunhão com o Pároco, o patrimônio material da paróquia.
        Concluo, agradecendo e parabenizando toda a equipe supracitada, que participou da Visita Pastoral. Agradecimento, muito especial, ao Pároco, Pe. Adriano Tenório Rodrigues. Parabenizo-o pelo zelo pastoral e cuidado com as ovelhas que lhe foram confiadas. Finalmente, agradeço a todas as comunidades que integram a Paróquia São José da Boa Esperança de Amaraji, suas lideranças e paroquianos em geral, fazendo votos que, cada vez mais, cresçam na unidade e na capacidade de amar e servir.
       Que Nossa Senhora, “Estrela da Evangelização”, esposa de São José e nossa querida mãe, derrame suas bênçãos sobre todos, pastor e ovelhas, e os torne sempre mais apaixonados pelo seu filho Jesus Cristo e sua proposta missionária e libertadora.


Olinda, 27 de julho de 2011.

Em Cristo Jesus,


Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo Metropolitano



Nenhum comentário:

Postar um comentário