sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Arquidiocese de olinda e Recife se prepara para Assembléia


Em preparação

Para Refletir com o Coração:


* Quais os critérios para levar a cabo a missão cristã no mundo de hoje? De um lado é preciso encarar um dinamismo inédito. Ou estamos atravessando um período de transição de era ou já nos encontramos dentro de uma nova fase da história humana. Nestes contextos onde existem incertezas e possibilidades quais os critérios humanos subjacentes em nossas opções de crentes?

* Por outro lado a vocação evangelizadora foi reconsiderada e revisitada em Aparecida. A Igreja, como comunidade missionária, quer se reconfigurar ao seu fundador, Jesus Cristo. Isto delineia um novo horizonte. No século XXI quais são os lineamentos teológicos e pastorais que irão configurar a missão? Com base no evento e texto de Aparecida já se deram grandes passos e agora é preciso delinear as propostas para o futuro, neste caso particular, rumo à nossa Assembléia Arquidiocesana de Olinda e Recife.

* Há dois desafios apresentados em Aparecida que não poderíamos deixar de considerá-los e que de certa maneira estarão contemplados na reflexão que segue:

a) encarar o paradigma humano de uma mudança de época; b) desenvolver o modelo da Igreja missionária. Missão aqui significa um grande movimento em constante renovação, partindo sempre do coração de Deus em direção ao coração humano.

Queridos irmãos e irmãs na caminhada missionária, estamos enviando essas quatro reflexões com fundo missiológico para facilitar nossa participação na Assembléia de 2010. Pedimos que esses textos sejam colocados nas mãos das lideranças de sua comunidade e que sejam recolhidas as respostas de cada secção. Se não fosse pedir demais, solicitamos que tragam as respostas para a Assembléia. Desde já, nos unimos em oração em benefício e sucesso da nossa Assembléia Arquidiocesana de Pastoral. A partir desse momento, estabeleceremos até a Assembléia comunicação e contato com sua paróquia/comunidade. Consulte de vez em quando seu correio eletrônico. Sua presença é indispensável! Venha e traga as lideranças para esse momento de renovação e conversão pastoral.

Equipe de Coordenação Pastoral Arquidiocesana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário