quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Evangelho do dia

Quinta-feira, 29 de outubro
30ª semana do Tempo Comum


Evangelho segundo S. Lucas 13,31-35.


Naquela altura aproximaram-se dele alguns fariseus, que lhe disseram: «Vai-te embora, sai daqui, porque Herodes quer matar-te.»
Respondeu-lhes: «Ide dizer a essa raposa: Agora estou a expulsar demónios e a realizar curas, hoje e amanhã; ao terceiro dia, atinjo o meu termo.
Mas hoje, amanhã e depois devo seguir o meu caminho, porque não se admite que um profeta morra fora de Jerusalém.»
«Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados! Quantas vezes Eu quis juntar os teus filhos, como a galinha junta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste!
Agora, ficará deserta a vossa casa. Eu vo-lo digo: Não me vereis até chegar o dia em que digais: Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor!»

Comentário


Jesus observou que sua mensagem e atuação despertaram acolhida em grande parte do povo e estruturas vigentes, mas viu também a rejeição em muitos corações e classes sociais. Aos poucos se converteu em uma pessoa conflitiva e perigosa. Teve que assumir, não só a cru­cificação final, mas também o poder de atuar com tranquilidade e paz, e ter que viver em permanente tensão. No entanto, nunca voltou atrás de suas palavras e atitudes. “Disse-lhes ele: Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei a minha vida.” Seguir Jesus é um caminho difícil, porém, o único para se chegar a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário