segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A soberba do Homem e a graça de Deus. (Lúcia Silveira)


A soberba derrubou o homem. Só a humildade pôde levantá-lo e restabelecê-lo em graça com Deus. Seu mérito não está no que ele sabe, senão no que ele faz. A ciência sem as obras não o justifica no tribunal supremo, antes agravará sua sentença.


Não deixa a ciência de ter suas vantagens, pois que vem de Deus; mas esconde um grande laço e uma grande tentação: "A ciência incha, diz São Paulo; ela alimenta a soberba, inspira uma secreta preferência de si próprio, preferência criminosa e, ao mesmo tempo, louca, porque a mais vasta ciência não é a mais que um outro gênero de ignorância, e a verdadeira perfeição consiste unicamente nas disposições do coração.

Não esqueçamos nunca que somos nada e nada possuímos em próprio senão o pecado, que a justiça quer nos abaixemos entre todas as criaturas, e que, no reino de Jesus Cristo, "os primeiros são os últimos e os últimos serão os primeiros" (Mt 19, 30).

Oração:


Ó! meu Deus, quantas vezes amigo de mim e esquecido de vós, me esvaeço como os fumos do mundo! Dai-me, Senhor, o verdadeiro espírito de humildade, a fim de que, sendo no mundo o último dos homens, possa entrar com os primeiros no reino de vosso divino Filho no Céu. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário