terça-feira, 27 de outubro de 2009

Santo do dia

Comemorado em 27/10


B. Madre Maria Encarnación Rosal

1820 - fundadora - Maria quer dizer excelsa, sublime

Primeira guatemalteca a ser beatificada, Maria Encarnación foi a reformadora do Instituto das Irmãs Bethlemitas, fundada pelo bem-aventurado Pedro Betancourt. Nasceu em Quetzaltenango, Guatemala, aos 26 de outubro de 1820. Em 1838, ingressou no Mosteiro de Belém, do qual foi priora em 1855. Inspirada no lema Perca-se tudo, menos a caridade, procurava pautar a vida no amor, humildade, pobreza e na entrega generosa de si a Deus e ao próximo. Procurou reformar o Mosteiro de Belém, mas diante da resistência das irmãs adversas às mudanças, afastou-se e, inspirada no carisma de Pedro Betancourt, fundou um novo instituto na cidade natal, dedicado ao serviço dos necessitados, à educação das crianças e dos jovens, à promoção e assistência social. sua vida foi uma síntese de trabalho e contemplação, da m´sitica e da ação. Hoje o Instituto das Irmãs Bethlemitas está presente em cerca de 13 países. Foi beatificada por João Paulo II, no dia 4 de maio de 1997.


S. Frumêncio
séc. IV - bispo


Frumêncio viveu no século IV e foi o primeiro bispo católico a evangelizar a etiópia. Segundo S. Rufino, Frumêncio e Edésio viajavam com o filósofo Merópio de Tiro. Ao chegar na Etiópia, Merópio foi assassinado e o dois jovens escravizados pelos nativos da Costa da Somália. Conduzidos à corte de Axum, Frumêncio tornou-se secretário particular do monarca e, mais tarde, preceptor dos filhos do rei. Sua influência foi tal que obteve permissão para que fossem construídas igrejas na Etiópia. Conseguiu de S. Atanásio de Alexandria o envio de missionários àquele país, tendo ele próprio sido sagrado bispo da jovem igreja de Axum pelo próprio Atanásio, Os etíopes o chamavam de Abá Salama, que significa Portador de luz.

Oração da Luz que vem de Deus

Deus, nosso Pai, sois o Dia Eterno, a Luz de toda luz que não tem fim. Em Jesus vós tornastes a nossa claridade infinita, o Sol que ilumina do nascente ao poente nossas vidas. Quem vos segue tem a luz da vida e não anda nas trevas da inveja, da injustiça, do ódio e da vingança. Vós que dissestes: Faça-se a luz!, fazei brilhar nos corações aflitos e atribulados a luz do entendimento das coisas adversas. Num mundo tantas vezes ofuscado pelas trevas da violência que agride, fere e cega de cegueira mortal o humano coração, dai-nos a graça de sermos portadores da Luz. Por isso, Senhor, as nossas sombras dissipai. Os caminhos aclarai. À plenitude da vida conduzi-nos. Assim possamos participar já aqui, neste mundo, das promessas de uma terra sem maldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário